infância, memória, por Vivian Wrona Vainzof, relações afetivas

Todo dia

Achei recentemente a minha pasta de papéis de carta. Uma pasta preta com uma camada grossa de poeira.

Eu tinha tanto zelo por ela, que guardei na prateleira mais alta e depois esqueci. Não soube mais dela por todos esses anos. Não lembrei, não senti saudades.

E então esse encontro casual, acuado e inesperado. Eu quase não a reconheci. E vi como ela envelheceu desamada e muito sozinha.

Abri a capa grudenta e implicante. Insisti em virar as páginas, procurando uma emoção conhecida.

Quando eu colecionava papéis de carta, cada um tinha uma cheiro e uma história. Eu sabia onde tinha comprado ou de quem tinha ganhado cada um. As cores, os desenhos, as rendas e o envelope de cada um deles me comoviam de algum jeito único.

Trocávamos na escola, como as crianças ainda trocam figurinhas, mas papel de carta tem um apego que não dá para explicar. A gente pensava por dias a fio, se a troca valia a pena, a gente brigava por eles. Alguns adultos simplificavam: “se você quer aquele e ela quer esse, que troquem”. Mas não era tão simples…

Eu vivia sonhando com a ocasião perfeita para usar meus papéis. Talvez uma carta de amor, ou num presente especial. O que será que eu esperava para usar meus papéis de carta preferidos?

Assim, economizei cada folha, engordando a pasta de afeição, e meus papéis de carta se acumularam pela vida. A pasta viveu fechada e desgastada. Amargou. E a ocasião tão inédita não chegou nunca.

Virei a última página e não achei a intimidade de antes, não encontrei comigo lá dentro. Para onde foram as histórias dos meus 8 anos?

Há muito que deixamos de escrever cartas, mas acho que continuamos à espera de ocasiões especiais, às pressas com a vida inteira, só para um dia ser único. Mas esse dia, quando chega, se é que chega, passa por nós sem acenar e não pára na estação. Segue em via expressa, encarrilhado a todos os dias da nossa vida, disfarçado de todo dia.metro_tododia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s